Tuesday, August 01, 2006

5.1 - Território e Fronteiras

Território e Fronteiras

Território

Angola é um país que está situado na costa ocidental de África a sul do equador, entre os paraleos 4° 22' Sul em Mongo e Caio Bungo, na província de Cabinda, e 18°2' Sul no Mucusso, na província do Cuando Cubango, e os meridianos 11° 41' Este na península dos Tigres , na província do Namibe, e 24° 2' Este no Alto Zambeze (saliente do Cazombo), na província do Moxico.

A configuração geral do território é de um quadrado maciço, um pouco mais comprido que largo, com uma saliente a Leste (o saliente do Cazombo), e uma reentrância na costa Atlântica a meio do território. A província de Cabinda, com uma área de 7.680 km², é um pequeno enclave separado to território principal, situado a norte da foz do rio Zaire. Cabinda tem uma linha de costa de 150 km e de 112 km de largura.

Angola tem uma área de 1.246.700 km². A extensão total das fronteiras é de 6.487 km, sendo 4.837 km de fronteira terrestre, e de 1.650 km de orla marítima, entre os paralelos 5° Sul, na foz do rio Luema em Cabinda, e 17° 30', na foz do rio Cunene.

Fronteiras

A província de Cabinda partilha fronteiras com a República do Congo (Brazzaville) a norte por 168 km, e a leste e a sul com a República Democrática do Congo (Kinshasa) por 210 km. A sul do Zaire o corpo principal do território é limitado a norte e até à metade norte da fronterira leste pela República Democrática do Congo (Kinshasa) por 2.185 km. O restante da fronteira leste é com a Zâmbia, por 1.010 km, até ao canto sudeste do território, onde passa a ser limitado pela Namíbia em toda a sua extensão sul por 1.264 km. A maior extensão linear de largura é de 1.277 km e de comprimento é 1.263 km.

A África Central

A sul do Sudão o habitat muda de savana seca e aberta para selva equatorial fechada da bacia do rio Zaire. A sul desta, o terreno sobe outra vez e dá gradualmente lugar ao planalto aberto e extenso há muito dominado pelos reinos Luba e Lunda, onde os rios correm na direcção sul-norte para confluir no Grande Rio (Zaire). Já em território angolano, o planalto ganha altitude ligeiramente para oeste e para sul, at´encontrar os contrafortes do mar, que perdem altitude bruscamente para o oceano, em forma de patamares ou plateaus que se seguem sucessivamente e dão lugar a uma estreita faixa litoral.

O Planalto Angolano

Em termos de relevo, o território de Angola lembra um prato de fundo virado para cima, reflectindo o grande plateau rodeado de cadeias de montanhas a oeste, com uma faixa estreita de patamares e planícies entre elas e o mar.

O território é em geral caracterizado pelo grande planalto interior, cortado por alguns grandes rios que aí nascem e dão origem a três grandes bacias hidrográficas, que abrabgem mais de dois terços do território.

Em termos de altitude, 82% do território é constituído por áreas situadas entre os 500 metros e os 1.500 metros. Apenas 5% da área de Angola tem altitudes inferiores a 200 metros, e 7,8% têm altitudes superiores a 1.500 metros. A zona de transição entre a planície costeira e a cadeia marginal de montanhas (de 200m a 500 m), constitui aproximadamente 5,3% do território.

No comments: