Tuesday, August 01, 2006

5.6 - A Costa Atlântica

A costa angolana é em geral baixa na metade norte de Cabinda a Benguela, tornando-se muito estreita na metade sul, entre Benguela e a foz do Cunene.

Encontramos ao longo da costa algumas barras que são a base de pequenas enseadas, como a Baía do Malembo, em Cabinda, da Barra do Dande e do Bengo, da Baía de Luanda protegida pela Ilha de Luanda, da Barra da Corimba protegida pelas ilhas do Mussulo e da Cazenga.

A partir da Ponta das Palmeirinhas a sudoeste de Luanda, a costa inflecte para sudeste e logo abaixo se abre na Barra do Cuanza, mantendo a mesma direcção até à Baía Longa, a norte do Sumbe (Porto Amboím).

A partir daqui a costa avança directamente a sul até ao Lobito, onde inflecte para sudoeste formando a Baía de Benguela.

A partir de Benguela a costa torna-se estreita e árida, cortada apenas por alguns rios, como o Caporolo, Cangala, Chicoundua, Bentiaba e Giraúl, até atingir a baía de Moçâmedes.

Daqui prosegue na direcção sul-sudoeste até ao Cabo Negro, onde inflecte um pouco para sul, até encontrar Tômbua (Porto Alexandre), de onde muda para sul até à foz do Cunene, sendo apenas interrompida pela Baía dos Tigres.

Os portos principais da costa angolana são em geral protegidos por restingas arenosas, formadaspelas areias arrastadas pelos rios Cuanza (Luanda), Catumbela (Lobito), e Cunene (Baía dos Tigres), que a corrente fria de Benguela vai depositando no sentido sul-norte, paralelamente à costa.

1 comment:

Unknown said...

Adorei teu blog, Sr. Helder. Li o tema sobre "hidrografia" de Angola e também viajei rapidinho à Introdução a História de Angola, quase q me emocionei.
Sr Helder formei-me em Geologia (especializei em pesquisa e exploração de kimberlitos). Gostaria de ler o subtema sobre geologia e Mineralogia, infelizmente não é apresentado no teu blog.

Cumprimentos