Tuesday, August 01, 2006

5.7 - Clima

O clima de Angola é muito variado.

Quatro factores principais determinam o clima de Angola: A sua àrea e localização na costa ocidental da África Central, a latitude, a morfologia do terreno, e a Corrente Fria de Benguela.

Latitude e Área

Angola ocupa uma extensa àrea superior a 1,2 milhões de km² na África Central Ocidental. Em termos de localização do seu território, Angola ocupa uma faixa grande entre os Paralelos 4° 22' e 18° 2' Sul, estendendo-se portanto de perto do Equador até perto do Trópico de Capricórnio, e entre a floresta equatorial da África Central e os desertos do Namibe e Kalahari; Do mesmo modo, o território de Angola vai da costa atlântica (com a extensão de 1.650 km) até cerca de 1.250 km no interior. A sua característica morfológica mais evidente é o extenso planalto interior de savana.

Mortfologia do Terreno

klklk

A Corrente Fria de Benguela

A Corrente Fria de Benguela é uma corrente de àguas frias acompanhadas de ventos frios que se movem no sentido Sul-Norte, e que banham a costa ocidental meridional de África desde o Cabo da Boa Esperança, passando pela Costa dos Esqueletos (na Namíbia), e pela costa de Angola, até atingir o Equador, onde vira bruscamente para Oeste para se transformar na Corrente Equatorial Sul. A Corrente Fria de Benguela tem origem no Oceano Glacial Ántártico e alarga-se à medida que se dirige para Norte, chegando a atingir cerca de 300 km de largura ao largo de Benguela. O ponto de encontro dos oceanos Atlântico Sul e Índico é também onde a Corrente Fria de Benguela encontra a Corrente Quente da Agulhas, ao largo do Cabo da Boa Esperança, resultando este encontro numa mistura atribulada de àguas e ventos quentes e frios, cuja diversidade dá lugar a uma instabilidade acentuada de clima, e a uma fauna marinha abundante e variada de peixes, aves marinhas e mamíferos marinhos. Contudo, o impacto da Corrente Fria de Benguela na costa de Angola é manifestado pelas condições desérticas da Costa dos Esqueletos e do Costa do Namibe, e semi-áridas a sul de Benguela, e dos nevoeiros persistentes ao largo da costa meridional angolana.

Sistemas de Ventos

Os Ventos Alíseos são ventos do sudeste nas regiões tropicais e sub-tropicais do Atlântico Sul. Os Alíseos são ventos muito uniformes, soprando quase todo o ano na mesma direcção SE-NW com intensidade moderada. A Corrente Fria de Benguela alimenta os ventos alíseos do Atlântico Sul, determinando assim o clima árido da costa meridional angolana, e a existência dos desertos do namibe e do Kalahari.

Numa perspectiva histórica, devido ainda à acção da Corrente Fria de Benguela e dos Ventos Alíseos, era extremamente difícil aos navios veleiros viajar no sentido Norte-Sul ao longo da costa de Angola, obrigando os navios a tomaram uma rota muito larga quase tocando a costa brasileira ao sul do Rio de Janeiro e depois rumando directamente para leste em direcção ao Cabo da Boa Esperança, o que resultou na esquadra de Pedro Álvares Cabral ter avistado a costa brasileira, e consequentemente ter descoberto oficialmente o Brasil em Maio de 1500.

Pluviosidade

Temperatura

Humidade

Evaporação

Radiação Solar

1 comment:

Unknown said...

Que grande alegria ouvir nomes de serras de Angola, que somente ouvia quando era ainda "canhoto".